segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A tecnologia e o homem contemporâneo


Com o avanço da tecnologia, cada vez mais não precisamos sair de casa para realizar funções que antes realizávamos na cidade, como por exemplo, fazer compras e ir ao banco, se podemos fazer isso através da internet que é um meio de comunicação mais rápido e cômodo. Isso está gerando grandes mudanças na cidade, na arquitetura e no comportamento social. Espaços públicos estão diminuindo ou desaparecendo e novos espaços estão surgindo para novos usos de acordo com a dinâmica da vida contemporânea.
Assim novos produtos de alta tecnologia são lançados constantemente pelo mercado, como o Ipad (foto) que é um aparato que você pode navegar na web, checar os seus e-mails, assistir vídeos e ler livros, além de ser compacto, leve e transmitir informações com rapidez. Isso traduz os desejos do homem contemporâneo: velocidade e facilidade para se comunicar com outras pessoas. Esses aparatos tecnológicos tornam-se extensões do corpo, como uma prótese, pela dependência de seu uso. 
Com uma xícara de café e uma revista no Ipad que você toca, desliza, percorre ou estica o texto com apenas um toque, o homem contemporâneo se fecha para o mundo exterior, estando em casa ou em um café na cidade, onde outras pessoas com ou sem um Ipad também estão imersas nos seus mundos.