Instalação Arbores Laetae
Diller Scofidio + Renfro é um estúdio interdisciplinar localizado em Nova York que integra arquitetura, artes visuais e performances. Este estúdio foi responsável pela instalação Arbores Laetae (Árvores Alegres), realizada durante a Bienal de Liverpool de 2008 num parque público próximo a importantes ruas da cidade. Entre as árvores do parque foram instaladas três plataformas, cada uma com uma árvore levemente inclinada, que ficam girando lentamente. As árvores giratórias reinventam o conceito do tradicional parque público, surpreendendo as pessoas que passam pelo parque.
Como as plataformas giram com velocidades diferentes, as árvores podem criar tanto um agrupamento quanto um vazio no parque, e a textura gerada pelo jogo de luz e sombra é constantemente modificada.
A experiência pode ser um pouco estranha, pois as sombras não são projetadas de acordo com a rotação da Terra, mas sim do movimento artificial das plataformas.
"É preciso garantir um certo reconhecimento: o estranho que desperte os sentidos, fazendo querer experimentar o espaço."
Apropriação. Rita de Cássia Lucena Velloso


